As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista

Autores

  • Christiane Batista de Paulo Lobato Universidade Federal de Lavras
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras
  • Valéria da Glória Pereira Brito Universidade Federal de Lavras
  • André Luiz de Paiva Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e78372

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender a construção das práticas estratégicas de produção artesanal e inserção mercadológica de uma organização produtora de cachaça orgânica a partir dos fundamentos ontológicos da abordagem construtivista realistal. Para tanto, empregou-se o método de estudo de caso. Esta escolha metodológica permitiu a aplicação do framework de análise que aborda a imbricação entre os contextos macro e micro social, a práxis, as práticas e os praticantes envolvidos na construção da estratégia das estratégias de produção e mercado de uma pequena organização produtora de cachaça orgânica. Evidencia-se nos resultados a capacidade reflexiva dos praticantes em combinar saberes tradicionais e saberes técnico-científico e as práticas de mercado (representação, normativas e trocas). Por fim, o artigo ratifica a relevância da contextualização (micro e macrossocial) para os estudos da estratégia como pratica social.

Biografia do Autor

André Luiz de Paiva, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA)

Graduado em Administração (UFV - Campus de Rio Paranaíba) e mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento de Administração e Economia - Universidade Federal de Lavras (DAE / UFLA)

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Publicado

13-04-2021

Como Citar

Lobato, C. B. de P., Brito, M. J. de, Brito, V. da G. P., & Paiva, A. L. de. (2021). As estratégias de produção e mercado de uma organização produtora de cachaça: uma abordagem construtivista. Revista De Ciências Da Administração, 22(57). https://doi.org/10.5007/2175-8077.2020.e78372