As Interfaces entre Empreendedorismo Social, Negócios Sociais e Redes Sociais no Campo Social

Autores

  • Maria de Fátima da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Doutoranda
  • Laysce Rocha de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Docente Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Doutoranda
  • Luciano A. Prates Junqueira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Administração/Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p121

Palavras-chave:

empreendedorismo social, negócios sociais, redes sociais.

Resumo

Este ensaio discute os conceitos do empreendedorismo social, dos negócios sociais e das redes sociais no enfrentamento das demandas sociais, respondendo à pergunta: há interfaces entre esses conceitos? A busca pela mudança social tem no empreendedorismo social, nos negócios sociais e nas redes sociais a possibilidade de gerar ações inovadoras por organizações que atuam tanto no setor público como no privado, com o objetivo de promover a transformação social. As interfaces podem contribuir para a construção do campo da gestão social na medida em que a ação empreendedora no desenvolvimento dos negócios sociais intensifica-se com as redes sociais. O debate dessas ideias sugere a abertura de novos caminhos que possam contribuir para o enfrentamento dos problemas sociais.

Biografia do Autor

Maria de Fátima da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Doutoranda

Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas e especialista nas seguintes áreas: Consultoria organizacional em processos internos de branding: conscientizar dodos os colaboradores da organização com os valores, identidade e alma da marca. Consultoria organizacional na área de desenvolvimento gerencial com programas customizados para a organização em forma de processo:avaliação de potencial e competências gerenciais+ sessões de sala de aula+coaching+elaboração de plano de ações. Estruturação de áreas de prospecção à clientes-sistemas de telemarketing e vendas consultiva. Capacitação de equipes de atendimento à clientes com foco em branding. Coordenadora Pedagógica de curso de pós-graduação em gestão Estratégica de Marca- Brand. Professora de programas de Pós-graduação: Gestão de Negócios: Gestão de RH, Equipes, Negociação, Vendas e processo de branding interno

Laysce Rocha de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Docente Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Doutoranda

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração (PEPGA) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005) e mestrado em Políticas e Gestão Pública com foco em Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009). Ministrou aulas de Teoria Geral da Administração na Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX) no curso de Administração em 2009. Exerceu o cargo de administradora na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Exerceu o cargo de Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente é docente (afastada das atividades docente para fins de doutoramento) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e ministra disciplinas de Estudos Organizacionais, Políticas Públicas, Responsabilidade Social e Ambiental e Gestão Organizacional.

Luciano A. Prates Junqueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Administração/Professor Titular

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Filosofia - Studium Generale Santo Alberto Magno (1962), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor- NEATS/PUCSP, foi Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUCSP; foi professor Assistente Doutor da Universidade Católica de Santos ate 2012.Coordena núcleos de estudos e pesquisa em políticas públicas e terceiro setor nas universidades que participa, realizando cursos de formação e pesquisas na área de políticas sociais e terceiro setor. Tem experiência de consultoria e pesquisa na área de Administração da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas, em especial de saúde, terceiro setor, administração e organização pública, descentralização, intersetorialidade e recursos humanos. Participa como autor de artigos nas principais revistas científicas da área de administração (Qualis A) e como parecerista das mesmas. Participa de conselhos editoriais de revistas especializadas e, como consultor, de organismos nacionais e internacionais da área de saúde. Coordenou a Incubadora Social da UNISANTOS até 2012.

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Publicado

2015-08-14

Edição

Seção

Artigos