Reputação Corporativa e a Criação de Riqueza nas Empresas Listadas na BM&FBovespa

Autores

  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará
  • Alan Diógenes Góis Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Almeida Costa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Jeniffer Rebouças Maia Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p51

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre a reputação corporativa e a criação de riqueza pelas companhias listadas na BM&FBovespa, considerando a Teoria da Sinalização. Fez-se uso da Regressão Linear Múltipla e do teste de Mann-Whitney, em uma amostra de 309 empresas. A coleta de dados foi realizada com base nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, no Formulário de Referência e na participação das empresas em alguns rankings. Os resultados revelaram que (i) a criação de riqueza é influenciada pela reputação corporativa, assim como o tamanho, o endividamento, a proporção de ativos intangíveis, a idade e a internacionalização; (ii) há diferenças estatisticamente significantes entre as empresas com reputação e aquelas que não possuem reputação corporativa. Conclui-se que manter uma boa reputação corporativa, sendo esta considerada um ativo intangível, dificilmente copiada e proveniente dos sinais positivos emitidos para os stakeholders, constitui fator determinante na explicação da criação de riqueza.

Biografia do Autor

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará

Professora da Universidade Federal do Ceará - FEAAC/Departamento de Contabilidade

Alan Diógenes Góis, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Juliana Almeida Costa, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Ana Jeniffer Rebouças Maia, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC

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Publicado

2015-08-14

Como Citar

De Luca, M. M. M., Góis, A. D., Costa, J. A., & Maia, A. J. R. (2015). Reputação Corporativa e a Criação de Riqueza nas Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 51–63. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p51

Edição

Seção

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