Reputação Corporativa e a Criação de Riqueza nas Empresas Listadas na BM&FBovespa

Autores/as

  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará
  • Alan Diógenes Góis Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Almeida Costa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Jeniffer Rebouças Maia Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p51

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre a reputação corporativa e a criação de riqueza pelas companhias listadas na BM&FBovespa, considerando a Teoria da Sinalização. Fez-se uso da Regressão Linear Múltipla e do teste de Mann-Whitney, em uma amostra de 309 empresas. A coleta de dados foi realizada com base nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, no Formulário de Referência e na participação das empresas em alguns rankings. Os resultados revelaram que (i) a criação de riqueza é influenciada pela reputação corporativa, assim como o tamanho, o endividamento, a proporção de ativos intangíveis, a idade e a internacionalização; (ii) há diferenças estatisticamente significantes entre as empresas com reputação e aquelas que não possuem reputação corporativa. Conclui-se que manter uma boa reputação corporativa, sendo esta considerada um ativo intangível, dificilmente copiada e proveniente dos sinais positivos emitidos para os stakeholders, constitui fator determinante na explicação da criação de riqueza.

Biografía del autor/a

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará

Professora da Universidade Federal do Ceará - FEAAC/Departamento de Contabilidade

Alan Diógenes Góis, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Juliana Almeida Costa, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Ana Jeniffer Rebouças Maia, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Publicado

2015-08-14

Cómo citar

De Luca, M. M. M., Góis, A. D., Costa, J. A., & Maia, A. J. R. (2015). Reputação Corporativa e a Criação de Riqueza nas Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista De Ciencias De La Administración, 1(2), 51–63. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p51

Número

Sección

Articulos

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