Metodologia de aprendizagem por riscos: uma simulação para projetos de inovação

Gerson Pech, Lorena Costa do Espírito Santo

Resumo


Neste trabalho analisamos a necessidade de gerenciar riscos em projetos de inovação utilizando os dados da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – PINTEC. O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de gestão de riscos adequada a projetos de inovação cujo pilar é o estudo dos riscos a partir das suas causas relevantes. Nossa proposição tem a finalidade de gerar uma ferramenta de análise e controle dos riscos para ser utilizada ao longo das diversas fases da inovação. Realizamos uma simulação da aplicação dessa metodologia no projeto NUGI (Núcleo de Gestão da Inovação) do Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL PE) – instituição voltada para o apoio de projetos de inovação, entre outras atividades.  Dessa forma, foi possível comprovar que o método desenvolvido é capaz de instrumentalizar o processo de aprendizagem dos riscos e aumentar as chances de concretização das oportunidades.


Palavras-chave


Gestão da Inovação; Gestão de Riscos; Aprendizagem Organizacional

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p9

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.