Metodologia de aprendizagem por riscos: uma simulação para projetos de inovação

Autores/as

  • Gerson Pech Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lorena Costa do Espírito Santo Instituto Euvaldo Lodi - PE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p9

Resumen

Neste trabalho analisamos a necessidade de gerenciar riscos em projetos de inovação utilizando os dados da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – PINTEC. O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de gestão de riscos adequada a projetos de inovação cujo pilar é o estudo dos riscos a partir das suas causas relevantes. Nossa proposição tem a finalidade de gerar uma ferramenta de análise e controle dos riscos para ser utilizada ao longo das diversas fases da inovação. Realizamos uma simulação da aplicação dessa metodologia no projeto NUGI (Núcleo de Gestão da Inovação) do Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL PE) – instituição voltada para o apoio de projetos de inovação, entre outras atividades.  Dessa forma, foi possível comprovar que o método desenvolvido é capaz de instrumentalizar o processo de aprendizagem dos riscos e aumentar as chances de concretização das oportunidades.

Biografía del autor/a

Gerson Pech, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor do MBA em Gestão de Projetos da FGV. Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/CNPq, Rio de Janeiro, Brasil. Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Lorena Costa do Espírito Santo, Instituto Euvaldo Lodi - PE

Analista de Projetos de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi - IEL/PE. Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Administração pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE. Pós-graduanda em Sistemas e Estratégias da Inovação pelo Centro de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial (CEDEPE).

Publicado

2015-12-16

Cómo citar

Pech, G., & Santo, L. C. do E. (2015). Metodologia de aprendizagem por riscos: uma simulação para projetos de inovação. Revista De Ciencias De La Administración, 1(1), 9–25. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p9

Número

Sección

Articulos