Interfaces entre a Comunicação e a Gestão Social no Contexto do Desenvolvimento Territorial: um estudo do território da cidadania noroeste colonial do Rio Grande do Sul

Sérgio Luís Allebrandt, Aline Benso, Vinicios Gonchoroski de Oliveira

Resumo


Este estudo mostra as interfaces entre a comunicação e a gestão social, a partir do Programa Territórios da Cidadania (PTC), e busca compreender em que medida a comunicação propicia um espaço de diálogo entre as organizações sociais e evoca prioridades que são finalidades da gestão social. Para isso, tem-se como principal referência o conceito de cidadania deliberativa na perspectiva habermasiana e utiliza como categoria de análise os processos de discussão. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo de caso no âmbito dos Territórios da Cidadania Noroeste Colonial (TC-Norc) por meio de entrevistas semiestruturadas com membros do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) e entrevistas via e-mail com os membros do Comitê Gestor Nacional. Além disso, descreve-se e analisa-se o Portal da Cidadania e o Sistema de Gestão Estratégica (SGE). Constata-se que a concepção de comunicação do PTC visa à participação da sociedade na elaboração de políticas públicas com instrumentos que qualificam os colegiados territoriais e os gestores e oferece um ambiente virtual que gera novas oportunidades para a produção e a difusão de informações.


Palavras-chave


Gestão Social; Tecnologias de Informação e Comunicação; Processos de Comunicação; Desenvolvimento Territorial

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp120

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.