Dialogismo e Reflexidade: uma análise da contribuição dos Centros e Programas de Estudos de Gestão Social no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp45Resumo
Este artigo teve como objetivo central analisar as possibilidades dialógicas e reflexivas para o ensino e a pesquisa de Gestão Social no Brasil a partir da atuação de Centros e Programas de Estudo deste campo no país. Para tanto, foram discutidas temáticas que envolvem o construto teórico da Gestão Social e as suas implicações para o exercício do ensino e pesquisa acadêmicos por meio da perspectiva interdisciplinar. De cunho qualitativo, esta pesquisa investigou seis Centros e Programas de Estudo sobre Gestão Social no Brasil. Adotou a entrevista semiestruturada em profundidade com seus fundadores e coordenadores, bem como a pesquisa documental como instrumentos de coleta de dados. Os resultados demonstraram que os Centros e Programas de Estudo investigados reconhecem a Gestão Social como gestão da coletividade social de um dado território, no qual são assumidas relações intersetoriais que, por sua vez, refletem em práticas dialógicas e reflexivas.
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