Dialogismo e Reflexidade: uma análise da contribuição dos Centros e Programas de Estudos de Gestão Social no Brasil

Autores

  • Júnia Guerra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp45

Resumo

Este artigo teve como objetivo central analisar as possibilidades dialógicas e reflexivas para o ensino e a pesquisa de Gestão Social no Brasil a partir da atuação de Centros e Programas de Estudo deste campo no país. Para tanto, foram discutidas temáticas que envolvem o construto teórico da Gestão Social e as suas implicações para o exercício do ensino e pesquisa acadêmicos por meio da perspectiva interdisciplinar. De cunho qualitativo, esta pesquisa investigou seis Centros e Programas de Estudo sobre Gestão Social no Brasil. Adotou a entrevista semiestruturada em profundidade com seus fundadores e coordenadores, bem como a pesquisa documental como instrumentos de coleta de dados. Os resultados demonstraram que os Centros e Programas de Estudo investigados reconhecem a Gestão Social como gestão da coletividade social de um dado território, no qual são assumidas relações intersetoriais que, por sua vez, refletem em práticas dialógicas e reflexivas.

Biografia do Autor

Júnia Guerra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local – UNA-BH. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC –MG.

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas do Estado de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2015-12-07

Como Citar

Guerra, J., & Teodósio, A. dos S. de S. (2015). Dialogismo e Reflexidade: uma análise da contribuição dos Centros e Programas de Estudos de Gestão Social no Brasil. Revista De Ciências Da Administração, 1(3), 45–62. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp45