Gestão Social e Desenvolvimento Territorial: um olhar a partir processo de governança dos Colegiados Territoriais Brasileiros

Thiago Ferreira Dias, Juarez Azevedo de Paiva

Resumo


Este artigo traz um diálogo teórico-empírico acerca da prática da gestão social nas ações de desenvolvimento territorial impulsionado pelo Governo Federal do Brasil no âmbito do Programa Território da Cidadania. No trabalho, ainda busca-se compreender como vem ocorrendo a gestão da governança territorial, com foco na participação da sociedade civil e dos representantes do poder público e nas discussões ocorridas nos Colegiados Territoriais. Para efeitos desta pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa a partir dos microdados acerca da pesquisa sobre a Gestão dos Colegiados Territoriais, desenvolvida com financiamento do CNPq e MDA e executada por instituições de ensino superior brasileira, com recorte para 19 colegiados inseridos em sete Estados do Nordeste brasileiro. Ao analisar a gestão dos Colegiados dos Territórios da Cidadania do Nordeste brasileiro, com foco no processo de exercício da gestão social via participação na governança territorial, percebeu-se que o território tem acessado políticas de desenvolvimento endógeno, sobretudo, nos âmbitos de apoio aos projetos de apoio socioeconômico.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Gestão Social; Participação; Território da Cidadania

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp91

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.