Elementos da Cultura de Inovação do Ambiente Interno que contribuem para adoção de estratégias de ecoinovação para competitividade: análise de empresas industriais do setor da construção

Autores

  • Marize Helena da Rosa Vendler Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO http://orcid.org/0000-0002-4155-5235
  • Marlete Beatriz Maçaneiro Universidade Estatual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Professora titular.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n51p120

Resumo

Este artigo analisa os elementos da cultura de inovação do ambiente interno, que possam contribuir para a adoção de estratégias de ecoinovação na indústria da construção, como fator de competitividade organizacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida em cinco empresas, adotando-se as técnicas de análise de conteúdo e de triangulação. Para a análise dos dados, foram definidas as categorias: elementos da cultura de inovação do ambiente interno “crenças e valores”; “estrutura”; “estímulo à inovação”; “comunicação aberta”; e elementos resultantes “estratégias de ecoinovação” e “competitividade organizacional”. Os resultados apontam que os elementos culturais apresentam fontes que orientam comportamentos e estratégias ambientais e inovadoras para propósitos ecoinovadores, principalmente os elementos “estímulo à inovação” e “estrutura”, os quais conduziram o surgimento de ecoinovações. Constatou-se que os gestores das empresas entendem que as estratégias de ecoinovação contribuem para a competitividade organizacional, uma vez que garantem a predileção dos clientes.

Biografia do Autor

Marize Helena da Rosa Vendler, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Mestre em Administração, área de concentração Estratégia, Inovação e Tecnologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Marlete Beatriz Maçaneiro, Universidade Estatual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Professora titular.

É professora com dedicação exclusiva na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Guarapuava-PR, do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional da UNICENTRO e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT.

Downloads

Publicado

2018-08-12

Como Citar

da Rosa Vendler, M. H., & Maçaneiro, M. B. (2018). Elementos da Cultura de Inovação do Ambiente Interno que contribuem para adoção de estratégias de ecoinovação para competitividade: análise de empresas industriais do setor da construção. Revista De Ciências Da Administração, 20(51), 120–137. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n51p120

Edição

Seção

Artigos