Educação superior e sustentabilidade: entendimentos dos gestores de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n51p42Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento que busca definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que atenda às especificidades de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O objetivo foi identificar, no entendimento dos gestores, qual a responsabilidade da IES frente à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso. As técnicas de coleta foram a pesquisa bibliográfica e documental e a entrevista semiestruturada, com dez gestores da instituição. Os gestores indicam a importância da aplicação dos conceitos de sustentabilidade nas práticas de gestão para que sirvam de exemplo às demais instituições, e contribui para o desenvolvimento sustentável da região em que atuam. Foram relacionadas pelos respondentes inúmeras ações desenvolvidas na IES. Estes resultados oferecem subsídios para a construção de um sistema de indicadores de sustentabilidade que permite o acompanhamento e a avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.Downloads
Publicado
2018-08-30
Como Citar
Machado, N. S., Weber, J., Silveira, A., & Petarnella, L. (2018). Educação superior e sustentabilidade: entendimentos dos gestores de uma instituição de ensino superior. Revista De Ciências Da Administração, 20(51), 42–54. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n51p42
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