Sistema de Inteligência Acadêmica na gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Autores

  • Daniela Luiza Macedo Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Amelia Silveira Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p136

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a gestão de dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGSSAs) buscando contribuir com proposições para a implantação de um SIAc, como apoio aos processos decisórios e à formulação de estratégias nos Programas pesquisados. Os PPGSSAs selecionados estão vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e outra privada, tendo sido selecionados de forma intencional em razão de critérios de qualidade. O referencial teórico envolveu, principalmente, a literatura sobre Inteligência Competitiva (IC) e suas interfaces com a formulação de estratégias. A pesquisa foi empírica, exploratória, com método qualitativo, e de estudo de casos múltiplos. Os resultados indicam que em ambos os Programas há indícios de utilização de Inteligência Acadêmica (IA), ainda que de forma simplificada e orientada para responder aos requisitos de qualidade indicados pela CAPES.  A análise permitiu apontar o papel e as funções para um SIAc, dentro da estrutura administrativa e operacional dos programas estudados, onde este suporta e aperfeiçoa a formulação de estratégias para a melhoria da qualidade, com aumento da visibilidade e da inserção social dos dois programas, objeto de análise. Há compreensão e entendimento da oportunidade da adoção de um SIAc nos PPGSSAs pelos gestores,  líderes de linha de pesquisa e especialistas técnicos participantes da pesquisa.

Biografia do Autor

Amelia Silveira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração (UFSC) e Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Pós-Doutor em Ciências da Informação (Universidad Complutense de Madrid) e em Administração (FEA/USP).  Professor Titular da UFSC (Aposentado). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FURB.

Atua, principalmente, nas áreas de Estratégia, Administração Universitária e Ensino Superior, e  Empreendedorismo.

Downloads

Publicado

2011-12-14

Como Citar

Macedo, D. L., Rodrigues, L. C., & Silveira, A. (2011). Sistema de Inteligência Acadêmica na gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Revista De Ciências Da Administração, 13(31), 136–160. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p136

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)