Contribuições ao processo de captação de recursos para unidades de instituições de ensino superior no Brasil

Valéria Riscarolli, Leonel Cezar Rodrigues, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Resumo


O objetivo deste trabalho é verificar a aplicabilidade de estratégias de captação de recursos em unidades de IES norte-americanas na realidade de suas contrapartes brasileiras, na visão de seus gestores. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em três instituições norte-americanas e em três congêneres brasileiras, usando-se o método de estudo de multicasos, em nível exploratório. Foram entrevistados 12 sujeitos sociais, complementados com informações de documentos oficiais. Os principais resultados indicam que a captação nas IES estrangeiras pesquisadas é centralizada, usufrui de contexto cultural e legal favorável, concentrase nos indivíduos, independe de localização geográfica e alinha-se a atributos institucionais de credibilidade, flexibilidade, conveniência e interesse dos doadores, com essencial uso de voluntários. A captação nas IES brasileiras pesquisadas é ainda incipiente, concentra-se em pessoas jurídicas, não constitui item orçamentário, e os voluntários não são utilizados para este fim natureza do processo de doação, a opinião dos gestores acadêmicos brasileiros é de que não há restrições à aplicação das estratégias de IES norte-americanas à realidade das instituições brasileiras pesquisadas. Propõe-se como contribuição, um modelo com arranjo de elementos e suas implicações para o processo de captação.

Palavras-chave


Captação; Fundraising; Sustentabilidade financeira; Gestão de IES; Estratégias de captação

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p11

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.