Contribuições ao processo de captação de recursos para unidades de instituições de ensino superior no Brasil

Autores

  • Valéria Riscarolli USP
  • Leonel Cezar Rodrigues UNINOVE
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p11

Palavras-chave:

Captação, Fundraising, Sustentabilidade financeira, Gestão de IES, Estratégias de captação

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a aplicabilidade de estratégias de captação de recursos em unidades de IES norte-americanas na realidade de suas contrapartes brasileiras, na visão de seus gestores. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em três instituições norte-americanas e em três congêneres brasileiras, usando-se o método de estudo de multicasos, em nível exploratório. Foram entrevistados 12 sujeitos sociais, complementados com informações de documentos oficiais. Os principais resultados indicam que a captação nas IES estrangeiras pesquisadas é centralizada, usufrui de contexto cultural e legal favorável, concentrase nos indivíduos, independe de localização geográfica e alinha-se a atributos institucionais de credibilidade, flexibilidade, conveniência e interesse dos doadores, com essencial uso de voluntários. A captação nas IES brasileiras pesquisadas é ainda incipiente, concentra-se em pessoas jurídicas, não constitui item orçamentário, e os voluntários não são utilizados para este fim natureza do processo de doação, a opinião dos gestores acadêmicos brasileiros é de que não há restrições à aplicação das estratégias de IES norte-americanas à realidade das instituições brasileiras pesquisadas. Propõe-se como contribuição, um modelo com arranjo de elementos e suas implicações para o processo de captação.

Biografia do Autor

Valéria Riscarolli, USP

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação para Publicidade & Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (2000), mestrado em Administração de Negócios pela Universidade Regional de Blumenau (2002) e doutorado em Administração pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (2007). É pesquisadora das áreas de Estratégia Organizacional, Captação de Recursos para Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas e Empreendedorismo.

Leonel Cezar Rodrigues, UNINOVE

Possui graduação em Química (Bacharelato e Licenciatura) pela Universidade Regional de Blumenau (1973-74); fez o V Ciclo do PACTO (Gestão da Tecnologia) na FEA/USP e Especializaçao em Cooperação Técnica Internacional (1991) na FEA/USP. Tem o Mestrado em Administração da Tecnologia pela Vanderbilt University, TN (USA) (1986) e Doutorado em Administração, também pela Vanderbilt University, TN (USA) (1990), com concentração em Sistemas de ciência e tecnologia. Co-fundador e Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da FURB (1979-84) e Pro-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1990-94) da Universidade Regional de Blumenau. Foi co-fundador do Blusof - Pólo de Alta Tecnologia de Blumenau e Diretor Superintendente de 1994-97. Criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Administração Stricto sensu (1995-02) da Universidade Regional de Blumenau. É co-autor de quatro livros (Consolidação do Sistema de Pesquisa e Extensão da Universidade Regional de Blumenau; Empreendedorismo; Manual de Metodologia para Tese e D rtações; e Inteligência Competitiva), o último também publicado em espanhol e italiano. Atualmente é professor titular e pesquisador do Programa de Doutorado em Administração na Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Administração da Tecnologia, correntemente com ênfase em Inteligência Competitiva, atuando também nas áreas de Tecnologia da Informação (Inteligência Competitiva), Empreendedorismo, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, USP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre-docencia em Administração pela Universidade de São Paulo (2004) . Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação.

Downloads

Publicado

2010-09-03

Edição

Seção

Artigos