A eficiência e a eficácia da gestão estratégica: do planejamento estratégico à mudança organizacional

Autores

  • Rolando Juan Soliz Estrada UFSM - Santa Maria - RS
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida USP - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Gestão estratégica, Planejamento estratégico, Mudança organizacional, Strategic management, Strategic planning, Organization change

Resumo

A Gestão Estratégica é uma técnica, que tem como base estruturante a Administração Estratégica e o Planejamento Estratégico, adicionando, na sua implementação, a perspectiva administrativa da Mudança Organizacional. Entretanto, os modelos de mudança organizacional, desenvolvidos nos últimos anos, têm sido elaborados para o gerenciamento de mudanças gerais das organizações, e não possuem uma abordagem específica para o gerenciamento e implementação do Planejamento Estratégico e as mudanças provocadas pelo mesmo, isto é, não são modelos com foco direto na Gestão Estratégica. Assim, este trabalho, teve como objetivos desenvolver um Modelo de Gestão Estratégica e um Modelo de Mudança Organizacional, que, tornem eficiente e eficaz a Gestão das Organizações. Para a condução do trabalho, foram utilizados os conceitos e abordagens preconizados pela pesquisa qualitativa. Como resultados, são apresentados os dois Modelos, assim como sua validação em uma organização com fins lucrativos.

Biografia do Autor

Rolando Juan Soliz Estrada, UFSM - Santa Maria - RS

Possui Graduação em Engenharia Civil pela UFSM (1977), Graduação em Economia pela UFSM (1975), Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM (1979), Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) e Pós-Doutorado em Administração pela USP (2006). Atualmente é professor titular da UFSM.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, USP - São Paulo - SP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, planejamento estratégico, empreendedorismo, inovação e pós-graduação stricto sensu.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-09-12

Edição

Seção

Artigos