Participação Política: fundamentos, planejamento, execução e coordenação de campanha eleitoral

Autores

  • Rolando Juan Soliz Estrada Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Lucas Charão Brito Centro de Ensino Superior Dom Alberto
  • Mariane Verardi UNICRUZ
  • Ana Lourdes Nogueira Almeida UFC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p23

Palavras-chave:

Participação Política. Campanhas Eleitorais. Planejamento Estratégico Pessoal.

Resumo

Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um Modelo de Planejamento que sirva de base para Participação Política em uma Campanha Eleitoral. Para o desenvolvimento do modelo, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, utilizando as técnicas de levantamento bibliográfico e documental assim como entrevistas não padronizadas. O levantamento do referencial teórico e a análise das entrevistas serviram de base para o desenvolvimento do modelo inicial de Planejamento da Participação Política objeto da pesquisa. Após sua elaboração, o modelo foi submetido novamente aos coordenadores de campanha e experts, para sua avaliação e validação por meio de entrevistas semi-estruturadas. Para as entrevistas, utilizou-se uma amostra intencional com 8 profissionais da área: um (1) pesquisador, seis (6) Coordenadores de Campanha e um (1) Pesquisador e Coordenador de Campanha. Os entrevistados foram escolhidos devido à sua experiência e representatividade na área de estudo. Como resultado da pesquisa é apresentado neste trabalho um modelo formado por nove (9) campos: Levantamento, Posicionamento, Política, Organização, Finanças, Administração, Marketing, Mobilização e Avaliação.

Biografia do Autor

Rolando Juan Soliz Estrada, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Economista, Egenheiro, Mestre em Engenharia de Produção, Doutor em Engenharia de Produção, Pós-Doutor em Administração.

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Areas: Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico, Planejamento Pessoal, Mudança Organizacional

Lucas Charão Brito, Centro de Ensino Superior Dom Alberto

Graduado em Administrador no Centro de Ensino Superior Dom Alberto

Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pelo Centro Universitário Fransciscano - UNIFRA

Tutor de Processos Gerencias Unopar - Polo de Santa Cruz do Sul - RS

Mariane Verardi, UNICRUZ

Graduada em Comunicação Social – habilitação em jornalismo – UNICRUZ

Pós-Graduada em Markerting Estratégico – ESPM

Graduanda em Administração - Faculdade Antônio Meneghetti (FAM)

 

Ana Lourdes Nogueira Almeida, UFC

Graduada em Direito – Universidade Federal Ceara - UFC

Mestre em Administração pela Universidad Americana

 

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

Artigos