Planejamento estratégico pessoal

Autores

  • Rolando Juan Soliz Estrada Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luis Moretto Neto Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Eziane Samara Augustin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p118

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico Pessoal. Planejamento Pessoal. Planejamento de Carreira.

Resumo

Conciliar as habilidades pessoais com as exigências de um mercado globalizado e competitivo tornou-se um pré-requisito para os profissionais que aspiram sucesso em suas carreiras. A busca por realização pessoal tem incentivado as pessoas a procurarem ferramentas que desenvolvam seus talentos e equilibrem seus esforços, a fim de conquistarem uma vida melhor, mais feliz e saudável. Como alternativa, o planejamento, que até então se detinha a uma ferramenta organizacional, hoje vem sendo igualmente utilizado pelos indivíduos que desejam o sucesso pessoal. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de Planejamento Estratégico Pessoal que contemple as diversas áreas de atuação e desempenho humano. O modelo proposto neste trabalho está dividido em: Planejamento Individual, Planejamento Profissional, Planejamento Familiar, Planejamento de Negócios Pessoais e Planejamento da Participação Política, Social e Religioso/Espiritual e seus respectivos campos. Foi utilizada a pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio da utilização de fontes primárias e secundárias de dados, a fim de analisar e validar o modelo. A partir dos resultados obtidos pelo modelo, é possível considerar sua importância para futuras pesquisas, uma vez que as áreas estudadas poderão ser aprofundadas em trabalhos posteriores.

Biografia do Autor

Rolando Juan Soliz Estrada, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Luis Moretto Neto, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Doutor em Engenharia de Produção e mestrado em Geografia -Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de Santa Catarina
– UFSC. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Eziane Samara Augustin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM . End: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos