A Contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o Desenvolvimento de Competências Empreendedoras

Autores

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco UFSC - Florianópolis - SC
  • Luis Moretto Neto UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Uma fragilidade identificada no empreendedorismo brasileiro é a pouca aderência do tema no processo de formação educacional. A superação deste hiato pode e deve ser exercido pelos cursos de Administração, em face das particularidades existentes entre administradores e empreendedores. Neste contexto, o Curso de Graduação em Administração da UFSC, tem como finalidade formar um profissional criativo, com capacidade empreendedora, capaz de se integrar facilmente aos objetivos de uma organização. Embasado neste pressuposto, objetivou-se analisar a contribuição do Curso de Administração da UFSC para o desenvolvimento empreendedor dos formandos de 2005. Quanto à metodologia, o estudo caracterizou-se como: qualitativa, quantitativa, exploratória, descritiva, teórica aplicada, estudo de campo, pesquisa de campo, documental, ex-post facto e participante. Concluiu-se que o curso deveria apresentar índices mais alinhados com seu desígnio. As disciplinas de Administração, em sua maioria, não apresentaram índices satisfatórios quanto à formação empreendedora, tanto da percepção dos alunos como dos pesquisadores.

Biografia do Autor

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, UFSC - Florianópolis - SC

Professora substituta do Departamento de Ciências de Administração da UFSC. Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Administração pela UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, avaliação, competências, estoques, compras e logística. Doutoranda do curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luis Moretto Neto, UFSC - Florianópolis - SC

Doutor em Engenharia de Produção e mestrado em Geografia -Desenvolvimento Regional e Urbanopela UFSC/SC.Exerceu funções executivas de Diretor de Operações, Planejamento e Presidente Da Agência de Fomento de Turismo de Santa Catarina.Atualmente é Professor Associado I da UFSC/SC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-12

Como Citar

Pacheco, A. S. V., & Neto, L. M. (2007). A Contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o Desenvolvimento de Competências Empreendedoras. Revista De Ciências Da Administração, 9(17), 150–171. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos