A Contribuição do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o Desenvolvimento de Competências Empreendedoras

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Luis Moretto Neto

Resumo


Uma fragilidade identificada no empreendedorismo brasileiro é a pouca aderência do tema no processo de formação educacional. A superação deste hiato pode e deve ser exercido pelos cursos de Administração, em face das particularidades existentes entre administradores e empreendedores. Neste contexto, o Curso de Graduação em Administração da UFSC, tem como finalidade formar um profissional criativo, com capacidade empreendedora, capaz de se integrar facilmente aos objetivos de uma organização. Embasado neste pressuposto, objetivou-se analisar a contribuição do Curso de Administração da UFSC para o desenvolvimento empreendedor dos formandos de 2005. Quanto à metodologia, o estudo caracterizou-se como: qualitativa, quantitativa, exploratória, descritiva, teórica aplicada, estudo de campo, pesquisa de campo, documental, ex-post facto e participante. Concluiu-se que o curso deveria apresentar índices mais alinhados com seu desígnio. As disciplinas de Administração, em sua maioria, não apresentaram índices satisfatórios quanto à formação empreendedora, tanto da percepção dos alunos como dos pesquisadores.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Competências; Conhecimento; Habilidades; Atitudes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.