Aplicação do modelo de planejamento estratégico em um Programa de Pós-graduação stricto sensu em Administração

Emerson Antonio Maccari, Fabio Claro Coimbra, Leonel Cezar Rodrigues, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Resumo


A partir da emissão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolução na flexibilidade e ampliação da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto também é percebido na Pós-Graduação Stricto Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior – IES e pela exigência de qualidade a que estes cursos são submetidos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES. As exigências impostas pela CAPES tem forçado as IES e seus Programas de Pós-Graduação a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais efetiva. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estratégico, como ferramenta de gestão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa a pesquisa-ação e como instrumento de pesquisa o Modelo de Planejamento Estratégico de Almeida (2003). Os principais resultados indicam que a combinação dos parâmetros de qualidade da CAPES utilizados de forma sistêmica, segundo o modelo de planejamento estratégico escolhido, permitem gerir com mais eficácia o Programa e alcançar a visão de futuro desejada. No caso estudado, a pesquisa-ação induziu o Programa a alterar sua natureza corrente de Mestrado Profissional para Mestrado Acadêmico, visando ao cumprimento de sua nova trajetória estratégica.

Palavras-chave


Planejamento estratégico; Ensino superior; Pós-graduação Stricto Sensu; Strategic planning; Higher education; Stricto sensu Postgraduate programs in Brazil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.