Aplicação do modelo de planejamento estratégico em um Programa de Pós-graduação stricto sensu em Administração

Autores

  • Emerson Antonio Maccari UNINOVE - Centro Universitário Nove de Julho
  • Fabio Claro Coimbra USP/FEA - Universidade de São Paulo
  • Leonel Cezar Rodrigues UNINOVE - Centro Universitário Nove de Julho
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida USP - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A partir da emissão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolução na flexibilidade e ampliação da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto também é percebido na Pós-Graduação Stricto Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituições de Ensino Superior – IES e pela exigência de qualidade a que estes cursos são submetidos por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES. As exigências impostas pela CAPES tem forçado as IES e seus Programas de Pós-Graduação a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais efetiva. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estratégico, como ferramenta de gestão para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa a pesquisa-ação e como instrumento de pesquisa o Modelo de Planejamento Estratégico de Almeida (2003). Os principais resultados indicam que a combinação dos parâmetros de qualidade da CAPES utilizados de forma sistêmica, segundo o modelo de planejamento estratégico escolhido, permitem gerir com mais eficácia o Programa e alcançar a visão de futuro desejada. No caso estudado, a pesquisa-ação induziu o Programa a alterar sua natureza corrente de Mestrado Profissional para Mestrado Acadêmico, visando ao cumprimento de sua nova trajetória estratégica.

Biografia do Autor

Emerson Antonio Maccari, UNINOVE - Centro Universitário Nove de Julho

Graduação em ciências da computação e em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Posteriormente fez Pós-Graduação em Tecnologia da Informação aplicada à gestão de Negócios pela FURB. Em 2002 concluiu o mestrado em administração pela mesma universidade. Em 2005 iniciou o doutorado no PPGA/FEA/USP e no período de 2006 a 2007 realizou estágio doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA. Atua como professor pesquisador do programa de pós-graduação em administração - PPGA/UNINOVE com ênfase em: Gestão estratégica da pós-graduação; Sistemas de avaliação de pós-graduação; Gestão acadêmica; Administração da informação e Sistemas de Informação.

Fabio Claro Coimbra, USP/FEA - Universidade de São Paulo

Mestrando em Administração pela FEA/USP. MBA em Business Economics Fipe pela USP.

Leonel Cezar Rodrigues, UNINOVE - Centro Universitário Nove de Julho

Doutor em Administração pela Vanderbit University. Professor do Programa de Pós-Graduação em Adminstração da UNINOVE/Centro de Pós-Graduação/PPGA.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, USP - São Paulo - SP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, planejamento estratégico, empreendedorismo, inovação e pós-graduação stricto sensu.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-07-12

Como Citar

Maccari, E. A., Coimbra, F. C., Rodrigues, L. C., & Almeida, M. I. R. de. (2006). Aplicação do modelo de planejamento estratégico em um Programa de Pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista De Ciências Da Administração, 8(16), 193–215. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>