Uso do sistema de avaliação da CAPES por programas de pós-graduação em administração no Brasil

Autores

  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julio
  • Manolita Correia Lima Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Edson Luiz Riccio Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p68

Resumo

O sistema brasileiro de avaliação de programas de pós-graduação vem evoluindo desde 1976, e é considerado um dos mais modernos do mundo. Esse sistema tem se revelado o principal direcionador do desenvolvimento da pós-graduação no país. Nesse contexto, deseja-se investigar: como o sistema de avaliação adotado pela CAPES vem sendo utilizado pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração no Brasil? E de que modo ele tem colaborado para o fortalecimento de tais programas? Para tanto, realizou-se uma pesquisa orientada pelo método de estudo de casos múltiplos que permitiu o aprofundamento dessas questões em quatro unidades de estudo (programas de pós-graduação) públicos e privados, em diferentes estágios de desenvolvimento. Como resultado, verificouse que: 1) o sistema de avaliação tem grande influência no desenvolvimento dos programas e é o seu principal direcionador estratégico; 2) os critérios e itens de avaliação estão bem definidos e são conhecidos pela comunidade acadêmica avaliada; 3) o sisema demanda alta qualidade e produtividade e encoraja os programas a ampliarem sua inserção na comunidade.

Downloads

Publicado

30-09-2009

Como Citar

Maccari, E. A., Lima, M. C., & Riccio, E. L. (2009). Uso do sistema de avaliação da CAPES por programas de pós-graduação em administração no Brasil. Revista De Ciências Da Administração, 11(25), 68–82. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p68

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)