Proposição de um plano de ações estratégicas para Associações de Alunos Egressos baseado em benchmarking Internacional e no Brasil

Autores

  • Gislaine Cristina dos Santos Teixeira Universidade Nove de Julho
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Roberto Lima Ruas Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p208

Palavras-chave:

Egresso, Associação de Egressos, Gestão de IES, Alumni, Benchmarking

Resumo

Uma preocupação comum em Instituições de Ensino Superior (IES) é manter o aluno formado ligado às atividades educacionais, entendendo que a promoção do relacionamento estendido para além do período de realização do curso propicia oportunidades de networking e continuidade do processo de geração de conhecimento. As Associações de Alunos Egressos são organizações formais destinadas a fortalecer os laços entre IES e egressos, porém, no Brasil, essas Associações enfrentam certas barreiras culturais que dificultam sua implantacão. Dessa forma, uma Associação que busque a adesão e a participação dos egressos deve investir no desenvolvimento de um plano de ações estratégicas que despertem o interesse do público-alvo. Baseada em pesquisa documental combinada com survey, este estudo se propõe a, por meio de benchmarking, analisar as práticas das Associações Alunos Egressos de IES e apresentar um plano de ações estratégicas que atenda as atuais necessidades do mercado.

Biografia do Autor

Gislaine Cristina dos Santos Teixeira, Universidade Nove de Julho

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - MPA-GP

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA-UNINOVE

Roberto Lima Ruas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA-UNINOVE

Downloads

Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

Artigos