Proposição de um plano de ações estratégicas para Associações de Alunos Egressos baseado em benchmarking Internacional e no Brasil

Autores/as

  • Gislaine Cristina dos Santos Teixeira Universidade Nove de Julho
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Roberto Lima Ruas Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p208

Resumen

Uma preocupação comum em Instituições de Ensino Superior (IES) é manter o aluno formado ligado às atividades educacionais, entendendo que a promoção do relacionamento estendido para além do período de realização do curso propicia oportunidades de networking e continuidade do processo de geração de conhecimento. As Associações de Alunos Egressos são organizações formais destinadas a fortalecer os laços entre IES e egressos, porém, no Brasil, essas Associações enfrentam certas barreiras culturais que dificultam sua implantacão. Dessa forma, uma Associação que busque a adesão e a participação dos egressos deve investir no desenvolvimento de um plano de ações estratégicas que despertem o interesse do público-alvo. Baseada em pesquisa documental combinada com survey, este estudo se propõe a, por meio de benchmarking, analisar as práticas das Associações Alunos Egressos de IES e apresentar um plano de ações estratégicas que atenda as atuais necessidades do mercado.

Biografía del autor/a

Gislaine Cristina dos Santos Teixeira, Universidade Nove de Julho

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - MPA-GP

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA-UNINOVE

Roberto Lima Ruas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA-UNINOVE

Publicado

2014-12-16

Cómo citar

Teixeira, G. C. dos S., Maccari, E. A., & Ruas, R. L. (2014). Proposição de um plano de ações estratégicas para Associações de Alunos Egressos baseado em benchmarking Internacional e no Brasil. Revista De Ciencias De La Administración, 208–220. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p208

Número

Sección

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