Intenções de recompra e confiança do consumidor on-line

Autores

  • Simoni Fernanda Rohden Unisinos
  • Celso Augusto Matos Unisinos
  • Marcelo Curth Curth UniRitter e Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n45p9

Resumo

O crescimento do uso da internet no Brasil tem levado também ao aumento do e-commerce. Pesquisas na área de marketing demonstram que confiança e intenções de recompra são variáveis-chave nesse contexto. Entretanto, pouco se sabe sobre as principais variáveis que influenciam a recompra on-line, em especial os aspectos influenciadores da confiança. Por esse motivo, neste trabalho serão identificados fatores influenciadores da recompra e da confiança. O artigo apresenta duas surveys realizadas com consumidores on-line. No primeiro estudo, o custo-benefício e a confiança se destacaram como antecedentes da recompra. No segundo estudo, que teve como intuito aprofundar a compreensão sobre o tema confiança no ambiente virtual, a privacidade foi o fator-chave para confiar em um site, a segurança e a extensão de canal foram críticos para confiar na internet e o principal influenciador da confiança em terceiros foi a confiança na própria internet.

 

Biografia do Autor

Simoni Fernanda Rohden, Unisinos

Professora Unisinos.

Celso Augusto Matos, Unisinos


Professor do Progama de Pós-Graduação em Adminstração (PPG Adm)

Marcelo Curth Curth, UniRitter e Feevale


Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPG Adm)

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

Rohden, S. F., Matos, C. A., & Curth, M. C. (2016). Intenções de recompra e confiança do consumidor on-line. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 9–24. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n45p9

Edição

Seção

Artigos