Juventude e Gestão Social: um relato das práticas desenvolvidas pelo Projeto Gestão Social nas escolas na cidade de Juazeiro do Norte (CE)

Waléria Maria Menezes Morais de Alencar, Cícera Mônica da Silva Sousa Martins, Ariela Karani da Silva

Resumo


O Projeto Gestão Social nas Escolas é uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), cujo objetivo é fomentar, nos espaços escolares, práticas que estimulem o senso de coletividade e a participação social. A finalidade deste estudo é demonstrar como é possível contemplar os aportes teóricos da Gestão Social nas práticas pedagógicas. Esse projeto entrou em vigência em 2011 e perdura até os dias de hoje, tendo, como público-alvo, jovens de duas escolas públicas de ensino médio da cidade de Juazeiro do Norte. O presente trabalho consiste no relato das práticas ali realizadas e dos resultados percebidos no processo. Foi possível observar que, apesar das resistências iniciais, os jovens participaram de forma ativa do processo e conseguiram desenvolver aspectos importantes em suas vidas, como a autonomia, a noção de pertencimento territorial e a cooperação.


Palavras-chave


Gestão Social; Juventude; Participação Social; Juazeiro do Norte

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17nespp197

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.