O Efeito da Interatividade e do Suporte Técnico na Intenção de Uso de um Sistema de E-learning

Autores

  • Angilberto Sabino de Freitas Unigranrio-Universidade do Grande Rio
  • Jorge Brantes Ferreira PUC-Rio
  • Rodrigo Antônio Garcia Unigranrio-Universidade do Grande Rio
  • Renata Kurtz PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p45

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as variáveis que influenciam o uso do e-learning por alunos de um curso de graduação a distância de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Foi identificado que o Modelo de Aceitação de Tecnologia (Technology Acceptance Model – TAM), de Davis (1989), com a introdução das variáveis externas interatividade e suporte técnico seria o mais adequado para avaliar a intenção do aluno em seguir usando o e-learning. Foi aplicado um questionário pela internet que resultou em uma amostra de 260 alunos. Os dados obtidos foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM) e os resultados confirmaram a validade de todas as hipóteses, confirmando a importância da interatividade e do suporte técnico para os alunos continuarem a usar o e-learning.

Biografia do Autor

Angilberto Sabino de Freitas, Unigranrio-Universidade do Grande Rio

Doutor em Administração pela PUC-Rio. Pesquisador e Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio - Unigranrio. Interesses de Pesquisa: Gestão estratégica de tecnologia nas organizações, tecnologias aplicadas a educação, difusão de inovações e marketing digital.

Jorge Brantes Ferreira, PUC-Rio

Doutor em Administração pelo COPPEAD. Pesquisador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Rio. Interesses de Pesquisa: Tecnologia, marketing digital, tecnologias digitais aplicadas a educação e difusão de inovações

Rodrigo Antônio Garcia, Unigranrio-Universidade do Grande Rio

Mestre em administração pela Universidade do Grande Rio - Unigranrio. Interesses de Pesquisa: e-learning e difusão de inovações

Renata Kurtz, PUC-Rio

Doutora em Administração pela PUC-Rio. Professora e Pesquisadora em Administração da PUC-Rio. Interesses de Pesquisa: Tecnologia, tecnologias digitais aplicadas a educação e difusão de inovações

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

Freitas, A. S. de, Ferreira, J. B., Garcia, R. A., & Kurtz, R. (2017). O Efeito da Interatividade e do Suporte Técnico na Intenção de Uso de um Sistema de E-learning. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 45–56. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p45

Edição

Seção

Artigos