Estratégias de marcas em aquisições internacionais

Autores

  • Felipe Mendes Borini FEA/USP - São Paulo - SP
  • Karen Perrotta Lopes Mackenzie - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar como as empresas multinacionais com atuação global constroem e gerenciam suas marcas quando adotam as aquisições como estratégia de crescimento. Foram realizados dois estudos de caso em subsidiárias no Brasil. As empresas com estratégia de marcas guarda-chuva sofrem uma maior diversificação tanto nas estratégias básicas de marca como no tipo de nome de marca. As empresas com estratégia básica de marcas múltiplas tendem a manter esta estratégia e estender a marca com nome global ou adaptar as marcas globais a nomes locais.

Biografia do Autor

Felipe Mendes Borini, FEA/USP - São Paulo - SP

Cursa o Doutorado em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo (FEA/USP). Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Karen Perrotta Lopes, Mackenzie - São Paulo - SP

Possui graduação em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) , mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e é doutoranda em Administração na área de Marketing pela USP sendo orientada pelo Prof.Dr.Geraldo Luciano Toledo. Atualmente, é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Borini, F. M., & Lopes, K. P. (2004). Estratégias de marcas em aquisições internacionais. Revista De Ciências Da Administração, 6(11), 103–119. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos