Diversficação e avaliação de carteiras nos mercados de capitais dos principais países latino-americanos

Autores

  • Newton Carneiro Affonso da Costa Junior UFSC - Florianópolis - SC
  • Caio Nór Güttler UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de verificar se investimentos simultâneos em vários mercados internacionais de ações são mais atrativos do que aqueles realizados somente em um único mercado nacional, ou seja, se os primeiros apresentam uma relação risco-retorno superior. Pode-se admitir que se houver uma total integração entre os países analisados, tem-se pouca vantagem na diversificação internacional, mas se os mesmos forem menos integrados, a diversificação traria vantagens em termos de risco e retorno. A base empírica do trabalho está fundamentada na teoria de carteiras de Markowitz, no CAPM e nos índices de medição do desempenho de carteiras de Sharpe, Treynor e Jensen. A análise foi feita para o período de fevereiro de 1993 a janeiro de 2003, com base nas ações mais negociadas nas bolsas dos principais países da América Latina. Os resultados mostraram que a diversificação de carteiras em mercados internacionais é mais indicada.

Biografia do Autor

Newton Carneiro Affonso da Costa Junior, UFSC - Florianópolis - SC

É graduado em Engenharia Civil pela USP, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, com doutorado sandwich na Universidade de Lancaster, Reino Unido. Ganhador do Prêmio Losango de Apoio a Teses em Economia, patrocinado pela Losango S.A. e L'Union des Assurances de Paris, em 1991. Foi professor visitante (pós-doutorado) nas Universidades Pompeu Fabra (Espanha) e Columbia (EUA) e professor do Instituto Coppead/UFRJ. Atualmente é professor da UFSC, onde ministra aulas de graduação e pós-graduação no Departamento de Ciências Econômicas e no mestrado e doutorado do Departamento de Ciências da Administração. Faz pesquisa e consultoria na área de finanças, com diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais. É pesquisador do CNPq desde 1995.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Caio Nór Güttler, UFSC - Florianópolis - SC

Graduado em Ciências Econômicas pela UFSC.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Costa Junior, N. C. A. da, & Güttler, C. N. (2003). Diversficação e avaliação de carteiras nos mercados de capitais dos principais países latino-americanos. Revista De Ciências Da Administração, 5(10), 25–42. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos