Higher education and sustainability: understanding of the managers of a higher education institution

Nelson Santos Machado, Josiane Weber, Amélia Silveira, Leandro Petarnella

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento que busca definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que atenda às especificidades de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O objetivo foi identificar, no entendimento dos gestores, qual a responsabilidade da IES frente à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso. As técnicas de coleta foram a pesquisa bibliográfica e documental e a entrevista semiestruturada, com dez gestores da instituição. Os gestores indicam a importância da aplicação dos conceitos de sustentabilidade nas práticas de gestão para que sirvam de exemplo às demais instituições, e contribui para o desenvolvimento sustentável da região em que atuam. Foram relacionadas pelos respondentes inúmeras ações desenvolvidas na IES. Estes resultados oferecem subsídios para a construção de um sistema de indicadores de sustentabilidade que permite o acompanhamento e a avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Educação Superior, Desenvolvimento sustentável

Texto completo:

PDF/A (English)


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.