Espaços globais: geoestratégia e poder no sistema institucional portuário-retroportuário de Rio Grande - RS

Autores

  • Euripedes Falcão Vieira IHGRS - Porto Alegre - RS
  • Marcelo Milano Falcão Vieira EBAPE/FGV/RJ - Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a nova condição geoestratégica do sítio portuário do Rio Grande – RS. O cenário atual, a tendência para o futuro, o entorno regional supranacional e o futuro “construído” configuram a nova geoestratégia do porto. O sítio portuário-retroportuário do município do Rio Grande (RS), além da função porto, passou a configurar um complexo portuário-industrial com a instalação do distrito industrial em área contígua. A nova condição geoestratégica e os atributos logísticos o colocaram como uma variante oceânica importante nos espaços de inserção na economia global. Caracteriza-se, assim, como um porto concentrador de cargas em potencial, na conexão de cabotagem com os portos do Mercosul. Fica evidenciada na análise a importância do lugar, da ação e do poder. Ainda afirma-se que as políticas públicas podem, em determinado momento, produzir efeitos de impacto sobre estruturas organizacionais que não oferecem resposta aos pressupostos da atualidade econômica: eficiência, velocidade e custos.

Biografia do Autor

Euripedes Falcão Vieira, IHGRS - Porto Alegre - RS

possui graduação em Ciencias Economicas pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1963) , graduação em Geografia pela Universidade Católica de Pelotas (1966) e doutorado em Geografia pela Universidad Del Salvador (2001) . Atualmente é Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcelo Milano Falcão Vieira, EBAPE/FGV/RJ - Fundação Getúlio Vargas

Professor de Estudos Organizacionais na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas de FGV. Possui Ph.D. em Administração pela University of Edinburgh, Escócia. Pós-doutorado na École de Hautes Études Commercialles (HEC-Paris), França. Mestre em Administração Pública pela UFSC e Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - RS. Interesses de pesquisa: estrutura e gestão de organizações culturais; cultura e desenvolvimento, práticas organizativas e sua relação com o desenvolvimento sócio-territorial; geoestratégia, poder e gestão do território.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq. " target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Vieira, E. F., & Vieira, M. M. F. (2003). Espaços globais: geoestratégia e poder no sistema institucional portuário-retroportuário de Rio Grande - RS. Revista De Ciências Da Administração, 5(9), 35–48. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)