O campo da saúde suplementar no brasil

Autores

  • Marcelo Milano Falcão Vieira EBAPE/FGV/RJ - Fundação Getúlio Vargas
  • Paulo Ferreira Vilarinho EBAPE/FGV - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o atual desenho do campo da saúde suplementar no Brasil, à luz da teoria institucional, tendo por base informações de natureza documental e de um conjunto de 32 entrevistas com as principais entidades públicas e privadas representativas do campo, obtidas no período entre os anos de 2000 e 2003, cujos dados, tratados qualitativamente, favoreceram o entendimento dos fenômenos do campo a partir da ótica dos seus principais atores, os quais são identificados juntamente com os respectivos objetivos estratégicos, além dos recursos de poder utilizados para alcançá-los ou mantê-los, segundo a abordagem institucional de DiMaggio e Powell. O estudo demonstra que o campo apresenta uma estrutura isomórfica com elevado grau de interação e um sistema de crenças e valores definido, que se consolidaram ao longo do tempo, no bojo de um conjunto de ações do Estado voltado à sistematização do provimento de serviços de saúde à população brasileira, principalmente a partir da década de 1950, culminando na formação de um sistema privado de serviços de saúde dotado de uma hierarquia de valores próprios, dentre os quais o símbolo da saúde sobressai como um valor que prevalece sobre os de natureza econômica. Ao final, o estudo apresenta uma visão dos principais fatores histórico-institucionais e agentes que contribuíram para a formação do campo da saúde suplementar, tal como se apresenta nos dias atuais.

Biografia do Autor

Marcelo Milano Falcão Vieira, EBAPE/FGV/RJ - Fundação Getúlio Vargas

Professor de Estudos Organizacionais na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas de FGV. Possui Ph.D. em Administração pela University of Edinburgh, Escócia. Pós-doutorado na École de Hautes Études Commercialles (HEC-Paris), França. Mestre em Administração Pública pela UFSC e Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - RS. Interesses de pesquisa: estrutura e gestão de organizações culturais; cultura e desenvolvimento, práticas organizativas e sua relação com o desenvolvimento sócio-territorial; geoestratégia, poder e gestão do território.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq. " target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.

Paulo Ferreira Vilarinho, EBAPE/FGV - Rio de Janeiro - RJ

Possui graduação em Direito pela UERJ (2000), graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974). Mestrado em Gestão Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ (2003). Atualmente é Membro do Corpo de Conferencistas Especiais da Escola Superior de Guerra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Vieira, M. M. F., & Vilarinho, P. F. (2004). O campo da saúde suplementar no brasil. Revista De Ciências Da Administração, 6(11), 09–34. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos