A ecoinovação percebida como diferencial competitivo em uma cooperativa agroindustrial do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e61666Resumo
A ecoinovação é um termo ainda pouco conhecido no Brasil, mas que vem ganhando destaque. Ela resulta na redução dos impactos ambientais, sendo que os fatores contextuais internos e externos às organizações influenciam as estratégias de ecoinovação. Neste contexto, este estudo tem como objetivo analisar as percepções de valor estratégico da ecoinovação em uma Cooperativa Agroindustrial do estado do Paraná e a influência dos fatores contextuais na adoção dessas estratégias. Assim, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização das técnicas de entrevistas individuais semi-estruturadas e observação. Como técnica de análise de dados foi utilizada a triangulação das fontes e análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo evidenciou que as estratégias de ecoinovação da Cooperativa são direcionadas de acordo com cada área de negócio, sendo que todas estão voltadas para a redução dos custos e desperdícios no processo industrial.
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