Século XXI: ameaças e oportunidades para a pequena empresa brasileira

Autores

  • Joao Benjamim da Cruz Junior UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

É tempo de reflexão sobre uma maiores angústias do pequeno empresário brasileiro: o ambiente dos negócios no século XXI. São positivas ou negativas as perspectivas da pequena empresa nos próximos anos? Os desafios que se avizinham devem ser encarados como ameaças ou como oportunidades? Através dos tempos, o futuro tem sido uma das grandes preocupações dos pequenos empresários, mas agora — principalmente perante a inquestionável realidadedo MERCOSUL — é urgente a necessidade de que tanto os empresários quanto os estudiosos da administração, mais do que simplesmente se preocupar, se façam efetivamente capazes de enfrentar os desafios, organizacionais e gerenciais, que o século XXI colocará no caminho da pequena empresa. Nesse sentido, o presente artigo sugere que o cenário que se vislumbra para o terceiro milênio caracteriza-se como francamente favorável às pequenas empresas quese prepararem desde já para confrontá-lo.

Biografia do Autor

Joao Benjamim da Cruz Junior, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1971) , especialização em Administração pelo Fundação Getúlio Vargas - SP (1973) , mestrado em Public Administration pela University of Southern California (1979) , doutorado em Public Administration pela University of Southern California (1980) e pos-doutorado pela Universidade do Minho (1990) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Administração, Delimitação de sistemas sociais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Junior, J. B. da C. (1998). Século XXI: ameaças e oportunidades para a pequena empresa brasileira. Revista De Ciências Da Administração, 1, 87–94. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos