A tecnologia da informação e a avaliação dos sistemas de informações no processo de melhoria da prestação de serviços : um estudo de caso na Clínica Imagem

Autores

  • Franciane Cristina Darós Peixe
  • Guilherme S. Correia

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo verifica as estratégias e os ganhos proporcionados pela tecnologia da informação, frente à necessidade de qualificação de produtos e serviços, primordiais num mundo cada vez mais ágil e competitivo. Apresenta critérios que permitem a avaliação dos sistemas de informações a serem utilizados como fatores diferenciadores. É realizado um estudo de caso em uma clínica de radiodiagnóstico por imagem que deixa de usar tradicionalmente a tecnologia apenas em seus equipamentos, passando a utilizá-la também no processo de atendimento aos pacientes como um todo, desde o agendamento do exame até o faturarnento do mesmo. É realizada também análise de distintos sistemas de informações, apresentando suas vantagens e desvantagens, permitindo a escolha daquele que constitui um fator de diferenciação qualitativa.

Biografia do Autor

Franciane Cristina Darós Peixe

Graduação em Administração pela UFSC (2000), graduação em Turismo pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria (1998) e mestrado em Administração pela USP (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Guilherme S. Correia

Graduação em Administração pela UFSC (2000) e mestrado em Administração pela UFSC (2004). Atualmente é professor da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, administrador da CELESC e professor da Faculdade Avantis. Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, organizações, marketing, criatividade, educação e racionalidade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

01-01-1999

Como Citar

Peixe, F. C. D., & Correia, G. S. (1999). A tecnologia da informação e a avaliação dos sistemas de informações no processo de melhoria da prestação de serviços : um estudo de caso na Clínica Imagem. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 33–41. https://doi.org/10.5007/%x