A teoria geral de sistemas, gestão do conhecimento e educação a distância: revisão e integração dos temas dentro das organizações

Autores

  • Eleonora Milano Falcão Vieira UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovana Schuelter UFSC - Florianópolis - SC
  • Vinicius Medina Kern UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Bosco da Mota Alves UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Teoria Geral de Sistemas, Gestão do Conhecimento, Educação a Distância

Resumo

O artigo apresenta a Gestão do Conhecimento nas organizações onde pessoas, tecnologias e processos de negócios têm participação no seu desempenho. O material está dividido em partes, citando Teoria Geral dos Sistemas, Gestão do Conhecimento e Educação a Distância abordando uma discussão de autores das três áreas e mostrando também a integração entre as mesmas. O conhecimento é o instrumento fundamental à gestão das organizações que trabalham com a visão sistêmica, assim o capital intelectual das mesmas possui grande importância já que os bens intangíveis são muito valorizados. Para manter tais valores, a educação a distância serve como meio de grande agilidade e facilitação dos processos.

Biografia do Autor

Eleonora Milano Falcão Vieira, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOUTORA EM ENGENHARIA E GESTAO DO CONHECIMENTO, MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUCAO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA . ATUALMENTE E PROFESSORA DA UFSC NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. É VICE-COORDENADORA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Giovana Schuelter, UFSC - Florianópolis - SC

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) . Atualmente é Analista de Ciência e Tecnologia do Instituto Virtual de Estudos Avançados. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Teoria da Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Desenvolvimento de Páginas WEB, Educação Ambiental, Curso via Internet.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Vinicius Medina Kern, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), com estágios na Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech, 1994-95) e National Institute of Standards and Technology (NIST, 1995-96). É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí, pesquisador do Instituto Stela e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

João Bosco da Mota Alves, UFSC - Florianópolis - SC

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1971) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) . Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos