Poder e relações de parceria no terceiro setor

Autores

  • Tavia Correia Monte Faculdade Marista Recife
  • Cristina Amélia Carvalho UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo analisa as relações de parceria entre as Organizações Não Governamentais e as empresas sob a ótica do poder. Evidencia que as relações de parceria estudadas envolvem relações de poder e, por essa razão, a ação das organizações envolvidas são transformadas. A atualidade deste estudo está no processo, atualmente generalizado, de diversificação da captação de recursos pelo qual lutam as ONGs na busca de mais recursos. A análise foge ao usual caráter prescritivo caro a este campo de estudo ao usar como arcabouço conceitual a abordagem sociológica do poder e suas mais tradicionais contribuições. A investigação teórico-empírica ocorreu em parcerias existentes na cidade de Recife, em 2003. Usando o método de estudo multi-casos, foram estudadas três Organizações Não Governamentais e quatro empresas parceiras na cidade. Constatou-se que o fluxo de poder ocorre, predominantemente, da empresa para a ONG, sendo a competência técnica e a posse dos meios de sanção e recompensas as principais fontes e bases de poder usadas por aquelas. As principais alterações percebidas dizem respeito à mudança de lógica de ação das ONGs que assumem progressivamente a lógica instrumental que caracteriza suas parceiras.

Biografia do Autor

Tavia Correia Monte, Faculdade Marista Recife

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1998) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professora da Faculdade Marista Recife. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e Administração, com ênfase em Teorias Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias organizacionais, terceiro setor, poder, mercantilização, recursos humanos e parceria.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cristina Amélia Carvalho, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (1984), mestre em Administração pela UFSC (1992) e doutora em Ciências Econômicas y Empresariales pela Universidad de Córdoba Espanha (1997). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco; colaboradora do CIAGS/UFBA; coordenadora da área de Estudos Organizacionais do EnANPAD; consultora ad hoc do CNPq e CAPES e coordenadora do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Monte, T. C., & Carvalho, C. A. (2005). Poder e relações de parceria no terceiro setor. Revista De Ciências Da Administração, 7(14), 289–310. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos