Posicionamento logístico com base nas estratégias de produção em micro-organizações familiares: um estudo de caso no setor têxtil

Autores

  • Thiago Duarte Pimentel
  • Alexandre de Pádua Carrieri
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n23p245

Resumo

No presente estudo são analisadas as estratégias de posicionamento logístico, enfatizando aquelas relativas à produção e gestão de operações em microorganizações familiares. Com esse intuito realizou-se uma revisão sobre posicionamento logístico, estratégias de produção e operações para fundamentar o caso de uma organização familiar inserida no contexto da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte/MG, conhecida popularmente como Feira Hippie. A pesquisa qualitativa baseou-se na pesquisaação visando identificar, junto ao gestor familiar, as estratégias de posicionamento logístico, de produção e gestão de operações adotadas face ao seu contexto produtivo. Observou-se como a micro-organização familiar em questão adota estratégias internas (tácitas/emergentes) e externas (desenvolvimento de redes sociais), que lhe garantem viabilidade econômica, embora parte desta possa ser atribuída à exteriorização de seus custos aos fornecedores e ao ambiente organizacional.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

Duarte Pimentel, T., de Pádua Carrieri, A., & Leite da Silva, A. R. (2009). Posicionamento logístico com base nas estratégias de produção em micro-organizações familiares: um estudo de caso no setor têxtil. Revista De Ciências Da Administração, 11(23), 245–269. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n23p245

Edição

Seção

Artigos