Ser ou estar gerente? Reflexões sobre a trajetória e o aprendizado gerenciais

Autores

  • Maria Carolina Martinez Andion UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este texto visa apresentar algumas reflexões sobre o fenômeno da aprendizagem gerencial. Para tanto, a autora utiliza o método fenomenológico e analisa a trajetória de um gerente, o qual atuou durante 20 anos numa empresa pública, exercendo diferentes cargos gerenciais. O trabalho tem como foco central a experiência vivida pelo gerente e o significado atribuído por ele a esta vivência. Portanto, não se buscou identificar formas de como promover o aprendizado gerencial ou de torna-lo mais eficaz, mas sim reviver a experiência, fazendo o leitor entrar no mundo do fenômeno pesquisado e deixando espaço para que ele reflita sobre sua experiência, a partir do vivido retratado pelo entrevistado.

Biografia do Autor

Maria Carolina Martinez Andion, UFSC - Florianópolis - SC

Possui doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2007), mestrado em administração pela Escola de Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC) (1998) e graduação em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1994).Atualmente é professora do curso de serviços públicos da ESAG/UDESC, pesquisadora do CIRIEC-Brasil filiado ao CIRIEC internacional, além de coordenadora no ICom - Instituto Comunitário da Grande Florianópolis do projeto Fortalecer voltado para o fortalecimento institucional de ONGs da região.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Andion, M. C. M. (2003). Ser ou estar gerente? Reflexões sobre a trajetória e o aprendizado gerenciais. Revista De Ciências Da Administração, 5(9), 19–34. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos