Formação reflexiva de professores de ciências e enfoque ciência, tecnologia e sociedade: possíveis aproximações

Priscila Franco Binatto, Daisi Teresinha Chapani, Ana Cristina Santos Duarte

Resumo


O objetivo desse ensaio é discutir a orientação dos pressupostos teóricos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a formação reflexiva de professores, visando identificar aproximações entre essas correntes teóricas, bem como as possíveis contribuições para a formação de professores de Ciências. Assim, iniciamos apresentando brevemente algumas abordagens do enfoque CTS no ensino, bem como as diferentes tradições do conceito de reflexão na formação de professores, estabelecendo relações entre essas e os modelos de formação docente. Concluímos, apontando aspectos que favorecem aproximações entre o enfoque CTS e a formação reflexiva de professores, como a relevância das dimensões sociais e políticas, a tendência democrática e emancipatória, a relevância dos aspectos conceituais e a prática social.


Palavras-chave


enfoque CTS; formação reflexiva; professores de ciências

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.