Formação reflexiva de professores de ciências e enfoque ciência, tecnologia e sociedade: possíveis aproximações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p131Resumo
O objetivo desse ensaio é discutir a orientação dos pressupostos teóricos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para a formação reflexiva de professores, visando identificar aproximações entre essas correntes teóricas, bem como as possíveis contribuições para a formação de professores de Ciências. Assim, iniciamos apresentando brevemente algumas abordagens do enfoque CTS no ensino, bem como as diferentes tradições do conceito de reflexão na formação de professores, estabelecendo relações entre essas e os modelos de formação docente. Concluímos, apontando aspectos que favorecem aproximações entre o enfoque CTS e a formação reflexiva de professores, como a relevância das dimensões sociais e políticas, a tendência democrática e emancipatória, a relevância dos aspectos conceituais e a prática social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.