O estágio supervisionado em Química: possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência
Resumen
As escolas estaduais de Goiás contemplam em sua estrutura organizacional para o Ensino Médio a oferta de disciplinas optativas. A partir de tal possibilidade, estagiários do curso de Licenciatura em Química da UFG, em conjunto com a professora regente da escola e os professores formadores do curso de licenciatura, propuseram uma disciplina optativa de Ciência Experimental. No decorrer da disciplina foram analisados aspectos relacionados à formação inicial vinculadas ao estágio utilizando a pesquisa participante como metodologia de investigação. Foram aplicados questionários aos estagiários buscando compreender como essa proposta de desenvolvimento do estágio contribuiu para a construção dos saberes docentes visando a formação autônoma para o exercício da docência. Na análise emergiram duas categorias: vivência com o exercício da docência e responsabilidade docente. Na primeira categoria identificamos uma maior vivência do estagiário na escola, contato com as dificuldades da docência e a importância do conhecimento pedagógico do conteúdo. Na segunda categoria observamos o fato dos estagiários experimentarem a tomada de consciência e o juízo de valor que permeia o senso de responsabilidade profissional. Assim, foi possível entender o estágio como espaço de reflexão e construção dos saberes docentes a partir do desenvolvimento de uma disciplina optativa
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
