A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano

Autores

  • Phillip Vilanova Ilha Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Medianeira Toniasso Righi Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Sastre Rossi Universidade Federal de Santa Maria
  • Félix Alexandre Antunes Soares Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Livro Didático, Promoção da Saúde, Ensino de Ciências

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar de que forma a promoção da saúde se insere e é tratada na coleção de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Analisaram-se os livros de Ciências de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, de 2011. Observou-se que, de forma geral, o tema promoção da saúde é desenvolvido praticamente somente no livro do 8º ano, estando estes, ligados a conceituações e explicações informativas e não explorando o cotidiano dos alunos. De maneira geral, nos temas encontrados, houve uma forte tendência em tratar a promoção da saúde sob o ponto de vista biológico/fisiológico e biomédico, nãodesenvolvendo o ponto de vista social, cultural e econômico. Portanto, se o professor assumir o livro didático como única fonte didática para desenvolver uma posição crítica sobre a promoção da saúde, suas aulas poderão ser prejudicadas por apresentar uma perspectiva limitada sobre o tema. 

Biografia do Autor

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado (2013) e cursando doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente trabalha no Núcleo de Tecnologia Educacional da 8ª Coordenadoria Regional de Ensino e na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes Carneiro. Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, atividade física e saúde, formação de professores e tecnologia na educação. 

Marcia Medianeira Toniasso Righi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui formação em técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Santa Maria/RS(1999), Graduação em Pedagogia na área de Educação Infantil e Séries Iniciais, pelo Centro Universitário Franciscano (2007) e Mestrado em Educação em Ciências (2010). Atualmente é professora da Rede Municipal de Cachoeira do Sul-RS. 

Daniela Sastre Rossi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Especialização em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Tem experiência na área de fisiologia do esforço, imagem corporal e antropometria. Atualmente é colaboradora do Núcleo de Estudos em Exercício Físico e Saúde (Nesefis) no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria; atua como profissional autônoma, realizando avaliação da aptidão física, prescrição de treinamento e acompanhamento individualizado das sessões de exercício. Linhas de pesquisa e estudo: fisiologia do esforço na síndrome metabólica, cardiopatias e outras morbidades; imagem corporal e saúde na escola. 

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes. Atua também na área de educação em ciências no programa de pós-graduação de educação e ciências química da vida e saúde em temas relativos à melhoria do ensino de química, física e biologia. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos