A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar de que forma a promoção da saúde se insere e é tratada na coleção de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Analisaram-se os livros de Ciências de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, de 2011. Observou-se que, de forma geral, o tema promoção da saúde é desenvolvido praticamente somente no livro do 8º ano, estando estes, ligados a conceituações e explicações informativas e não explorando o cotidiano dos alunos. De maneira geral, nos temas encontrados, houve uma forte tendência em tratar a promoção da saúde sob o ponto de vista biológico/fisiológico e biomédico, nãodesenvolvendo o ponto de vista social, cultural e econômico. Portanto, se o professor assumir o livro didático como única fonte didática para desenvolver uma posição crítica sobre a promoção da saúde, suas aulas poderão ser prejudicadas por apresentar uma perspectiva limitada sobre o tema.Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
