Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos

Autores

  • José Francisco Flores Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lucius Rafael Sichonany Samuel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p289

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa em ensino de ciências na formação continuada, modalidade a distância, de professores dos anos iniciais. O objetivo foi analisar as contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia, orientada metodologicamente pelos princípios do educar pela pesquisa, para as práticas desses professores relacionadas ao ensino de ciências. Também se teve como meta avaliar o fórum de discussões da disciplina como espaço virtual colaborativo de aprendizagem. O material empírico constituiu-se das manifestações postadas pelos professores no fórum de discussão da disciplina. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, e as interpretações foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a disciplina motivou reflexões a partir das trocas de experiências dos participantes relatadas no fórum, o que gerou possibilidades de ressignificação da própria prática pedagógica e ampliou os conhecimentos de ciências e seu ensino.

Biografia do Autor

José Francisco Flores, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul (PUCRS). Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Professor de Física do Colégio Anchieta de Porto Alegre/RS.

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutor em Engenharia na área de metrologia e instrumentação (LABMETRO/UFSC). Mestre em Educação (FACED/PUCRS). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FACED/PUCRS). Especialista em psicossomática (FACIS/SP). Licenciado em Física (FAFIS/PUCRS). Bacharelem Filosofia UNISUL/SC).  Técnico em Eletrônica (IM/SP). Professor titular da Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências (PPGEDUCEM-PUCRS)

Lucius Rafael Sichonany Samuel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências (PPGEDUCEM-PUCRS). Mestre pelo PPGEDUCEM-PUCRS. Professor de Física da PUCRS. Professor de Física do Colégio Anchieta de Porto Alegre/RS.

Downloads

Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Artigos