Estudo morfométrico da megacariocitopoese esplênica em coelhos da raça nova zelândia branco

Autores

  • Maria Rita Pacheco Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP
  • Silvana Martinez Baraldi Artoni Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP
  • Diogo Antonio da Silva Santos Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP
  • Daniela Oliveira Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP
  • Maria Helena Corrêa Varella Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP
  • José Carlos Barbosa Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP

Resumo

Estudou-se a proporção existente entre as células megacariocíticas e os demais componentes tissulares do baço, em coelhos da raça Nova Zelândia Branco, na fase intra-uterina no período pós-natal. Em valores percentuais, constatou-se que as células megacariocíticas revelaram-se inferiores a todos os componentes tissulares do baço na maioria dos períodos de estudo, excetuando-se os recém-nascidos com oito dias de vida que mostraram o mesmo valor (0,4667%), para estas células e as trabéculas de tecido conjuntivo denso. Verificou-se que o mesmo valor (0,0667%) foi encontrado, para estas células, em recém-nascidos com 12 dias e em animais jovens com 56 dias. A técnica morfométrica utilizada demonstrou que a megacariocitopoese esplênica alcançou seu ápice (0,4667%) em recém-nascidos com oito dias e seu declínio (0,0000%) em fetos com 28 dias de prenhez e em animais jovens com 84 dias.

Biografia do Autor

Maria Rita Pacheco, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor - ms3 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Silvana Martinez Baraldi Artoni, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Diogo Antonio da Silva Santos, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Cirurgia Veterinaria pela mesma Universidade. Atualmente é Professor Adjunto I na Universidade Estadual do Maranhão.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Helena Corrêa Varella, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP

Possui Graduação em Ciências Biológicas Modadlidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo, Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Especialização em Especialização de Docentes do Ensino Superior pela Universidade São Francisco, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo e Aperfeicoamento em Aperfeiçoamento de Docentes de Ensino Superior pela Universidade São Francisco.

Mais informações no Currículo Lattes.

José Carlos Barbosa, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAVJ/UNESP

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela mesma Universidade. Doutorado em Estatística e experimentação agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e livre-docência em experimentação agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos