Memória e aprendizagem em aranhas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
As aranhas, pouco estudadas do ponto de vista da memória e da aprendizagem, constituem contudo um modelo interessante para uma análise destes processos que parta do comportamento em contextos ecologicamente relevantes. Apresenta-se um levantamento de estudos representativos mostrando, em diversas espécies de aranhas, a existência de habituação e sensibilidade na caça e na defesa; aperfeiçoamento de seqüência instintivas com o treino, aprendizagem na escolha ou rejeição de presas. Aborda-se mais em detalhes, como estudos de caso, a memória especial em aranhas, que tem aspectos aparentemente animais análogos à memória operacional e à memória de referencia de outros animais. Relata-se o resultado de uma série de observações novas sobre os fatores que, na orbitela Argiope argentata, atuam no retorno ao centro da teia: fio de caminhada, geometria da teia, memória de dicas cinestésicas (memória “idiotética”) e de dicas gravitacionais. O estudo dos efeitos da experiência passada em aranhas, feito dentro das estratégias naturalística e de análise experimental, contribuindo para a compreensão da aprendizagem e da memória enquanto fenômenos adaptativos.
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