Depósito ou transferência deve ser realizado em nome da Fundação José Arthur Boiteux sob CNPJ 83472860000155, na conta abaixo:

Banco do Brasil (001)

Agência: 3582-3

Conta corrente: 12040-5

IMPORTANTE: O autor principal deverá anexar no sistema o documento comprovante do pagamento em PDF único na página de submissão, clicar "adicionar outro arquivo" -> componentes do artigo -> selecionar “Pagamento Taxa submissão.” Obs: Artigos que não possuam como documento suplementar o comprovante de pagamento serão arquivados.

 

NÃO SERÃO ACEITOS MANUSCRITOS EM QUE:

a)  O arquivo do artigo anexado do trabalho contenha os nomes dos autores e respectiva filiação;

b)  Não tenha sido realizado o cadastro completo de todos os autores nos metadados de submissão; Exemplo:Nome completo; E-mail; Instituição/filiação institucional; País; Resumo da Biografia/Titulação/função.

c)  Não estejam acompanhados de documento comprobatório da taxa de submissão, em documento suplementar “Pag. Taxa submissão.” no ato da submissão;

e) Não constem no artigo original: título, resumo e palavras-chave em português e inglês, tabelas e figuras (se aplicável).

Categorias de artigos (seções fixas)

1. Artigos originais: Produtos de pesquisa empírica, revisões críticas e sistemáticas, avaliações e análises teórico-metodológicas e contribuições inovadoras para o avanço do conhecimento no campo que não tenham sido apresentados concomitantemente a outro meio de divulgação científica (Entre 10 e 22 laudas. Máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações).

2. Ensaios: Análises conceituais, avaliações e manifestações sobre temas relativos à área SMAPS em linguagem literária ou artística que tragam novas perspectivas ou interfaces, (Máximo de 8.000 palavra).

3. Revisões: Revisões de literatura – revisões de livros, artigos, teses, etc. (Máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações).

4. Relato de experiência profissional ou de serviços: Descrições de experiências de campo acadêmicas, técnicas, assistenciais e de extensão (máximo de 8.000 palavras, cinco ilustrações).

5. Resenhas: Análises críticas de publicações relacionadas ao campo SMAPS. (Máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações).

6. Fórum: Discussões entre diferentes autores articulados entre si, em tema de interesse ou sobre um tema em pauta em um determinado número. (máximo 10 laudas por autor ou total de 8.000 palavras).

7. Debate: Refere-se a artigo teórico, composto por manuscritos de autores de diferentes instituições, admitindo-se respostas do autor (máximo 4 autores e 4.000 palavras para cada e 5 ilustrações).

8. Cartas: Notas curtas, referentes a situações emergentes no campo, críticas ou outras manifestações direcionadas à Editoria. (Máximo 05 laudas).

9. Experiências vividas - Narrativas em primeira pessoa: Cabem aqui experiências vividas a partir de processos de adoecimento, cuidado e superação em saúde mental. (Máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações).

10. Caderno de Arte e Cultura: Publicações em formato artístico, utilizando recursos poéticos e/ou materiais visuais. Textos sobre arte & cultura, no que concerne à sua ligação com a saúde mental. (Máximo de 6.000 palavras e oito ilustrações).

Apresentação dos manuscritos: Artigos originais, Ensaios, Resenhas e Revisões

IDIOMA: Os originais completos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

FORMATAÇÃO: Utilizar editor de texto Word for Windows (doc ou docx), em papel A4, espaçamento 1,5, fonte Arial, tamanho 12 normal, com margens de 2,5 cm nas margens superior e inferior e 3.0cm à direita e à esquerda. As páginas, devem ser numeradas no canto inferior direito.

Obs: artigos em desacordo com estas normas ou enviados em outros formatos serão automaticamente rejeitados e arquivados em nossa base de dados.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. Submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e os autores informados da decisão.

  1. Os autores devem informar que a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  2. Informar que o material está corretamente formatado e que os Documentos Suplementares carregados, ESTANDO CIENTE que a formatação incorreta importará na SUSPENSÃO do processo de avaliação SEM AVALIAÇÃO DO MÉRITO;
  1. Devem ser preenchidos dados de autoria de todos os autores no processo de submissão. Utilize o botão "incluir autor".
  2. Preencher os metadados em inglês. Após salvar os dados de submissão em português, clicar em "editar metadados" no topo da página - alterar o idioma para o inglês e inserir: título em inglês, abstract e keywords. Salvar e ir para o passo seguinte;
  3. identificação de autoriado trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word para garantir sigilo, caso o texto avance para avaliação cega por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares;
  4. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc. ou docx);
  5. O texto está em espaço 1,5; fonte Arial de tamanho 12; empregar itálico em vez de sublinhado;
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção submissões;
  7. Em caso de pesquisa com seres vivos atestar que foram seguidas todas as normas éticas e informar, quando couber, o número de registro (CAAE) na plataforma Brasil. Os autores devem estar de posse dos documentos comprobatórios de aprovação por Comitê de Ética e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido caso sejam solicitados. Citar no texto, na seção Metodologia a obediência aos preceitos éticos cabíveis;
  8. Pagamento da Taxa de Submissão de novos artigos.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais (Copyright) dos artigos publicados em CBSM pertencem ao periódico. Em virtude da natureza de Acesso aberto (Open Access) os artigos são de uso gratuito, com devida referencia para uso privado ou em aplicações educacionais e não-comerciais.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, edição com alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, os estilos individuais dos autores.

Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão comunicadas aos autores para aprovação final do texto.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços por ela prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

CBSM – Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

Florianópolis –SC

ISSN 1984-2147 / e-ISSN 2595-2420

editoriacbsm@gmail.com