Projeto de construção de conhecimento dos cuidadores de um serviço Residencial Terapêutico: Valorizando a singularidade do cuidar nas Residências Terapêuticas

Conteúdo do artigo principal

Christianne Margareth Pinheiro de Araújo Lima
Marina Garcia Cardoso
Josenaide Engrácia dos Santos

Resumo

Os profissionais cuidadores integram a equipe que oferece assistência na área da saúde mental nas Residências Terapêuticas (RT), destinados a assumir um papel importante na moradia, entretanto a carência da formação técnica dificulta a oferta de um cuidado direcionado às reais necessidades dos usuários/moradores das RT. Enquanto integrantes da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é responsável por dar suporte às RT, identificamos a importância de valorizar o papel dos cuidadores como atores nesta práxis. Para tanto, desenvolvemos uma capacitação para profissionais cuidadores das residências terapêuticas, ocorrida em meados de 2009, no município de Salvador, que teve como objetivo primordial, promover uma reflexão crítica da realidade, inteirando-os do uso dos múltiplos recursos e estratégias no cuidar.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, Christianne Margareth Pinheiro de Araújo; CARDOSO, Marina Garcia; DOS SANTOS, Josenaide Engrácia. Projeto de construção de conhecimento dos cuidadores de um serviço Residencial Terapêutico: Valorizando a singularidade do cuidar nas Residências Terapêuticas. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 2, n. 4-5, p. 107–122, 2011. DOI: 10.5007/cbsm.v2i4-5.68461. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68461. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos originais