Monitoria em saúde mental: um relato de experiência

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Adriane Eisele
Ariane da Cruz Guedes
Anderson Funai

Resumo

Introdução: A monitoria trata-se de um apoio pedagógico aos alunos, no intuito de aprofundar conteúdos, e solucionar dificuldades e dúvidas. Objetivo: Descrever a experiência de monitoria desenvolvida por discente, enquanto monitora do componente curricular Cuidado de Enfermagem em Saúde Mental. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. As atividades da monitoria iniciaram em maio de 2015 e se estendem a dezembro de 2015. Neste período a monitora se dispôs a auxiliar os docentes na execução das etapas pedagógicas necessárias ao cumprimento dos objetivos do componente curricular, frequentar o serviço de saúde mental, acompanhando os alunos na Aulas Teórico-Práticas (ATPs), elaborar uma revisão integrativa acerca de reflexões sobre o ensino da saúde mental e realizar uma atividade alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro. Discussão: a monitoria auxiliou a despertar o interesse dos discentes pela atenção em saúde mental, sensibilizando-os para a importância desta área do conhecimento nos demais cenários de atuação do enfermeiro. A monitora empenhou-se para se colocar no papel de facilitadora e também de estudante horizontalizando o debate e expondo a sua experiência por já ter vivenciado o componente e as práticas. Conclusão: a experiência da monitoria representou a construção compartilhada do conhecimento, permitindo desenvolver por parte da monitora, um olhar observador e crítico para melhorar sua prática profissional.

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Como Citar
EISELE, Adriane; GUEDES, Ariane da Cruz; FUNAI, Anderson. Monitoria em saúde mental: um relato de experiência. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69423. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69423. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
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