Grupo expressando sentimentos: Uma experiência significativa durante o estágio de Psicologia no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II de São José SC

Main Article Content

Gabrielly Rosa Ataide
Cristina Folster Pereira
Yume Koga

Abstract

Este trabalho envolve o estágio na área da saúde do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina. O estágio aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial, CAPS II de São José – SC no ano de 2014. A prática abrange a participação das estagiárias no grupo Expressando Sentimentos, que era realizado uma vez por semana, na duração de uma hora. Os participantes do grupo eram 12 usuários diagnosticados com transtornos mentais graves e persistentes. O grupo era semi - aberto e temático, e a cada encontro discutia-se um tema relacionado a sentimentos. Dinâmicas de grupo, música, arte, leitura e escrita eram utilizadas para estimular um ambiente acolhedor, onde os usuários sentiam-se motivados a expressarem seus sentimentos e encorajados a compartilharem suas preocupações. Logo, toda intervenção realizada tinha coerência com Rau (2011), na compreensão de que o indivíduo é capaz de interagir e estabelecer relações significativas, e que o uso da criatividade e da cognição são fundamentais para a resolução de problemas. Além disso, considera-se uma base teórica para o grupo, e através de Ribeiro (1994) acredita-se no grupo como um processo, algo que vive em constantes mudanças, pelo qual os usuários terão a oportunidade de experienciar o verdadeiro sentido da existência e ir a procura de sua essência. A trajetória seguiu o princípio de que os indivíduos diagnosticados, possuem o direito de expressão, de dialogar e reconstruir a si mesmo, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades sociais e estratégias de enfrentamento necessárias ao convívio social.

Article Details

How to Cite
ATAIDE, Gabrielly Rosa; PEREIRA, Cristina Folster; KOGA, Yume. Grupo expressando sentimentos: Uma experiência significativa durante o estágio de Psicologia no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II de São José SC. Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69426. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69426. Acesso em: 6 dec. 2025.
Section
Resumos

Most read articles by the same author(s)