Saúde mental na escola: Relato de experiência do IFSC Campus Xanxerê/SC

Conteúdo do artigo principal

Cristina Folster Pereira
Sabrine Weber
Giovana Bianca Darolt Hillesheim
Maria Lidiane Herculano Graciosa

Resumo

Este trabalho foi realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de Xanxerê, após submissão e contemplação de um projeto de ensino de permanência e êxito.  O referido projeto visou promover ações que contribuíssem para a saúde mental dos alunos do Ensino Médio Integrado ao técnico por meio de atividades integradas desenvolvidas pela articulação entre psicóloga, bibliotecária, docentes e discentes bolsistas. As atividades foram planejadas e executadas durante o segundo semestre de 2018, em diferentes espaços da instituição. No pátio, ambiente externo, foram realizadas Rodas de Conversa pré-agendadas, com temas - escolhido pelos estudantes - referentes à promoção de saúde mental. Somado às rodas, foram discutidos livros literários que oportunizaram a reflexão dos temas debatidos. Nas salas de aula, foram desenvolvidas atividades, nas disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Literatura, a partir de momentos de expressão dos sentimentos e superação de traumas, por meio da produção em aquarela, painel e mosaico, escrita de cartas pessoais e textos motivacionais com linguagem verbal e não-verbal.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, Cristina Folster; WEBER, Sabrine; HILLESHEIM, Giovana Bianca Darolt; GRACIOSA, Maria Lidiane Herculano. Saúde mental na escola: Relato de experiência do IFSC Campus Xanxerê/SC. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 75–85, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69836. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Cristina Folster Pereira, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Mestra em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – UFSC. 

Sabrine Weber, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Letras, área de Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM.

Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC); Membro do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão - CNPq/UDESC e do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRA-ARG); Possui licenciatura em Educação Artística - habilitação em Artes Visuais e especialização em Educação: Leitura, Letramento e Literatura.

Maria Lidiane Herculano Graciosa, Instituto Federal de Santa Catarina

Formada em Biblioteconomia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Especialista em Biblioteconomia e gestão escolar.