Saúde mental na escola: Relato de experiência do IFSC Campus Xanxerê/SC
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Resumo
Este trabalho foi realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de Xanxerê, após submissão e contemplação de um projeto de ensino de permanência e êxito. O referido projeto visou promover ações que contribuíssem para a saúde mental dos alunos do Ensino Médio Integrado ao técnico por meio de atividades integradas desenvolvidas pela articulação entre psicóloga, bibliotecária, docentes e discentes bolsistas. As atividades foram planejadas e executadas durante o segundo semestre de 2018, em diferentes espaços da instituição. No pátio, ambiente externo, foram realizadas Rodas de Conversa pré-agendadas, com temas - escolhido pelos estudantes - referentes à promoção de saúde mental. Somado às rodas, foram discutidos livros literários que oportunizaram a reflexão dos temas debatidos. Nas salas de aula, foram desenvolvidas atividades, nas disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Literatura, a partir de momentos de expressão dos sentimentos e superação de traumas, por meio da produção em aquarela, painel e mosaico, escrita de cartas pessoais e textos motivacionais com linguagem verbal e não-verbal.
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Como Citar
PEREIRA, Cristina Folster; WEBER, Sabrine; HILLESHEIM, Giovana Bianca Darolt; GRACIOSA, Maria Lidiane Herculano. Saúde mental na escola: Relato de experiência do IFSC Campus Xanxerê/SC. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 75–85, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69836. Acesso em: 9 jan. 2025.
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