Saúde mental na escola: Relato de experiência do IFSC Campus Xanxerê/SC

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Cristina Folster Pereira
Sabrine Weber
Giovana Bianca Darolt Hillesheim
Maria Lidiane Herculano Graciosa

Resumo

Este trabalho foi realizado no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de Xanxerê, após submissão e contemplação de um projeto de ensino de permanência e êxito.  O referido projeto visou promover ações que contribuíssem para a saúde mental dos alunos do Ensino Médio Integrado ao técnico por meio de atividades integradas desenvolvidas pela articulação entre psicóloga, bibliotecária, docentes e discentes bolsistas. As atividades foram planejadas e executadas durante o segundo semestre de 2018, em diferentes espaços da instituição. No pátio, ambiente externo, foram realizadas Rodas de Conversa pré-agendadas, com temas - escolhido pelos estudantes - referentes à promoção de saúde mental. Somado às rodas, foram discutidos livros literários que oportunizaram a reflexão dos temas debatidos. Nas salas de aula, foram desenvolvidas atividades, nas disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Literatura, a partir de momentos de expressão dos sentimentos e superação de traumas, por meio da produção em aquarela, painel e mosaico, escrita de cartas pessoais e textos motivacionais com linguagem verbal e não-verbal.

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Como Citar
PEREIRA, Cristina Folster; WEBER, Sabrine; HILLESHEIM, Giovana Bianca Darolt; GRACIOSA, Maria Lidiane Herculano. Saúde mental na escola: Relato de experiência do IFSC Campus Xanxerê/SC. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 75–85, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69836. Acesso em: 20 maio. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Cristina Folster Pereira, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Mestra em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – UFSC. 

Sabrine Weber, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Letras, área de Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM.

Giovana Bianca Darolt Hillesheim, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC); Membro do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão - CNPq/UDESC e do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRA-ARG); Possui licenciatura em Educação Artística - habilitação em Artes Visuais e especialização em Educação: Leitura, Letramento e Literatura.

Maria Lidiane Herculano Graciosa, Instituto Federal de Santa Catarina

Formada em Biblioteconomia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Especialista em Biblioteconomia e gestão escolar.