Uso da droga desde o renascimento até a globalização: história das drogas a partir da perspectiva observada pelas discentes de enfermagem

Conteúdo do artigo principal

Samira de Souza Patrício
Juliete Coelho Gelsleuchter

Resumo

Introdução: Relato de experiência realizado a partir da apresentação de trabalho durante aula Fenômeno de Drogas, intitulado O Uso da Droga: Desde o Renascimento até a Globalização, que teve como foco especial na trajetória e comercialização das drogas. O trabalho foi elaborado pelas acadêmicas de enfermagem ao cursar a disciplina Fenômeno de Drogas, obrigatória segundo grade curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Objetivo: relatar à experiência das discentes em enfermagem que experienciaram como forma de aprendizado a busca, a partir da utilização de dados históricos, para entender a comercialização das drogas no contexto global. Metodologia: Para o desenvolvimento do trabalho foram necessárias revisões em literaturas. Após isso, desenvolvemos slides, mostrando marcos históricos ao qual puderam ser observadas a utilização e comercialização das drogas em tais condições. Além disso, também serviram paras contribuição do trabalho e fechamento de ideias as discussões e rodas de conversas. Resultados: Como resultados encontrados, observamos que as drogas são usadas a muito tempo, porém antigamente ela não carregava essa conotação tão negativa. Também foi possível observar o acontecimento de marcos históricos importantes para o surgimento e comercialização de diversas drogas, tais como a prática de fumar ópio durante a expansão marítima e outros, como a utilização da cocaína para fins medicinais, porém observou-se efeitos relacionados a esta, sendo portanto proibida comercialização. Conclusões: Percebemos o valor deste atividade curricular, pois para entender o problema que a droga gera atualmente com mais propriedade, torna-se necessário ter essa reflexão história quanto ao seu uso e surgimento.

Detalhes do artigo

Como Citar
PATRÍCIO, Samira de Souza; GELSLEUCHTER, Juliete Coelho. Uso da droga desde o renascimento até a globalização: história das drogas a partir da perspectiva observada pelas discentes de enfermagem. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69429. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69429. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Resumos