Compreensões e expectativas de educadores sobre saúde mental de crianças e adolescentes

Conteúdo do artigo principal

Bruna Lidia Taño
Thelma Simões Matsukura

Resumo

Considerando a relevância da ação intersetorial e da capacidade da escola em (re)produzir discursos patologizantes, mas também em fornecer elementos para o exercício de cidadania dos diferentes sujeitos nela inseridos; o presente estudo teve como objetivo identificar quais percepções os educadores têm a respeito da saúde mental de crianças e adolescentes, das famílias destas e do acompanhamento realizado pelos serviços de saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial. Participaram do estudo, de abordagem qualitativa de desenho pesquisa-ação, direção, coordenação e professoras de sala de recursos de 16 escolas em município localizado no interior do Estado de São Paulo. As entrevistas realizadas e as narrativas depreendidas indicaram que as escolas têm buscado construir entendimentos mais complexos sobre as experiências de sofrimento psíquico, ainda que se mantenham em contraposição, a hegemonia do discurso sobre norma/desvio, a culpabilização das famílias e a atribuição do papel da saúde na construção de respostas para os problemas que se afirmam no cotidiano escolar. Discute-se que ausência de políticas, programas e outros apoios que sejam mesmo do campo da educação deslocam ou ainda, inibem o reconhecimento das potências deste setor para um trabalho de inclusão com esta população.

Detalhes do artigo

Como Citar
TAÑO, Bruna Lidia; MATSUKURA, Thelma Simões. Compreensões e expectativas de educadores sobre saúde mental de crianças e adolescentes. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 166–192, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i31.69758. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69758. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Bruna Lidia Taño, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Terapia Ocupacional

Universidade Federal do Espírito Santo

Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional

Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Universidade Federal de São Carlos